Militares do Exército reagiram a uma tentativa de invasão na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, na noite de quarta-feira, 13. Conforme informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o incidente ocorreu por volta das 21h, pouco depois de explosões na Praça dos Três Poderes. O invasor não identificado aproximou-se do posto de guarda e, ao não atender às advertências, um soldado disparou um tiro de advertência com munição não letal. Após o disparo, a pessoa fugiu, e buscas na área não localizaram o indivíduo.
A Granja do Torto é utilizada esporadicamente pelo presidente para reuniões e eventos informais, como a confraternização de fim de ano do governo. No momento do ocorrido, o presidente estava no Palácio da Alvorada reunido com autoridades e membros do governo para uma agenda de trabalho que se desenvolveu após explosões registradas em Brasília. O evento, inicialmente programado como uma ocasião informal, foi alterado para tratar de questões de segurança e ordem pública.
A segurança da Granja do Torto é conduzida pelo Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), responsável também pela vigilância de outras residências oficiais, como o Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu. O episódio reflete o clima de alerta na capital, onde eventos recentes vêm demandando ações rápidas das autoridades para garantir a integridade de locais estratégicos e a segurança das instituições governamentais.