O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a Unidade de Compostagem instalada no Complexo Penitenciário de São Cristóvão do Sul. A licença foi concedida à Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), permitindo o início das atividades de compostagem dos resíduos orgânicos gerados nas unidades prisionais da região. O complexo inclui a Penitenciária Regional de Curitibanos, a Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul e a Unidade de Segurança Máxima de São Cristóvão do Sul.
A compostagem é apresentada como uma solução ambientalmente sustentável, que contribui para a redução de passivos ambientais ao transformar resíduos orgânicos em adubo. O IMA, por meio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (CODAM) de Caçador, destaca a importância da licença para o início do processo, o qual está alinhado com as práticas de gestão ambiental no sistema prisional.
Clésio Leonel Hossa, coordenador Regional do Meio Ambiente do IMA em Caçador, ressaltou a relevância de dois aspectos principais da licença concedida. A iniciativa é vista como um avanço na gestão ambiental de unidades prisionais, promovendo não apenas a sustentabilidade, mas também a requalificação de resíduos de forma produtiva.