O Ibovespa registra leve alta nesta quinta-feira, com suporte significativo da Vale, que se beneficia da valorização do minério de ferro no mercado internacional. O índice subia 0,02%, chegando a 130.322 pontos por volta das 13h10, enquanto o dólar operava em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 5,68. Braskem também se destaca com uma valorização de cerca de 2%, após divulgar resultados trimestrais positivos.
O mercado aguarda com atenção a decisão de política monetária dos Estados Unidos, com expectativa de que o Federal Reserve reduza a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, situando-a entre 4,5% e 4,75%. Esta decisão, acompanhada de comentários do chair Jerome Powell, será anunciada às 16h, horário de Brasília. O índice S&P 500 em Nova York também registra alta, com o rendimento dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos apresentando uma leve queda em comparação ao dia anterior.
No Brasil, as atenções se voltam para os resultados corporativos e discussões em torno de um pacote fiscal do governo. A recente decisão do Banco Central de elevar a Selic para 11,25% ao ano também é analisada, especialmente após a instituição intensificar o ritmo de alta para 0,50 ponto percentual. O Itaú destaca a importância de medidas fiscais estruturais para o futuro das decisões monetárias, aguardando maior clareza na política fiscal antes de definir um ritmo de ajustes na Selic.