O deputado Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara com o apoio de 15 partidos, anunciou nesta quarta-feira (6) que está em diálogo com outras siglas, como PSD, União Brasil, PSOL e Novo, para fortalecer sua candidatura. Durante a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, Motta destacou a importância de uma campanha baseada no diálogo e na convergência entre diferentes forças políticas, buscando consolidar uma base ampla de apoio.
Além dos partidos que já confirmaram aliança, como Rede, PRD e Solidariedade, Motta conta com o sinal positivo de legendas como PL, PT, MDB, PP, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSDB, Cidadania e Republicanos, sua própria sigla. Ele também recebe o respaldo do presidente da Câmara, Arthur Lira, que apoia sua candidatura em meio a movimentações de outros partidos para garantir espaços na gestão legislativa.
Em um cenário de negociações intensas, líderes do PSD e do União Brasil também iniciaram tratativas com Motta para avaliar um possível apoio, considerando o equilíbrio de representatividade partidária nos cargos da Câmara. Na última semana, Elmar Nascimento, líder do União Brasil, retirou sua candidatura após seu partido iniciar discussões sobre cargos na nova gestão, enquanto o PSD segue avaliando a situação antes de tomar uma decisão final.