A Honda, maior fabricante de motocicletas do mundo, surpreendeu ao apresentar no Salão de Milão (EICMA) um protótipo de motor revolucionário. O modelo, ainda em fase de desenvolvimento, é um três cilindros em V equipado com um compressor elétrico. Essa tecnologia promete otimizar o desempenho ao eliminar o atraso típico dos turbos tradicionais, proporcionando maior torque em baixas rotações sem a necessidade de um intercooler, o que reduz peso e facilita o design do chassi.
Embora a arquitetura de motor V3 não seja nova para a Honda, a inovação está em sua aplicação moderna com um sistema de quatro tempos e a introdução do compressor elétrico. Nos anos 1980, a marca utilizou uma configuração semelhante em modelos de competição e na moto de rua NS400R. A experiência acumulada na época contribuiu para o desenvolvimento deste projeto que pode redefinir os padrões de eficiência e performance em motocicletas.
Para demonstrar o potencial do motor, a Honda o instalou em um chassi tubular de treliça, combinado com suspensão dianteira invertida, freios de disco duplo e uma balança monobraço na traseira. Esses elementos são característicos das motos Sport Touring de alta cilindrada da empresa, sugerindo que o novo propulsor poderá equipar futuros modelos voltados para alto desempenho e versatilidade. A iniciativa reforça a aposta da Honda em inovação e sua busca por soluções que equilibram potência e eficiência.