John Tinniswood, reconhecido como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, faleceu aos 112 anos em 25 de novembro de 2024, em uma casa de repouso em Southport, no noroeste da Inglaterra. Nascido em 1912, o mesmo ano em que o Titanic afundou, ele sobreviveu a duas guerras mundiais e duas pandemias globais. Sua morte foi cercada de tributos pela família, que destacou suas qualidades, como inteligência, coragem e uma calma notável em momentos de crise.
Tinniswood teve uma vida longa e marcada por conquistas pessoais e profissionais. Ele serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial, atuando nas áreas de finanças e suprimentos. Após a guerra, trabalhou como contador na indústria petrolífera até sua aposentadoria, aos 60 anos. Casado com Blodwen desde 1942, ele viveu com ela até sua morte, em 1986. Durante a década de 2000, recebeu um cartão de aniversário da falecida Rainha Elizabeth todos os anos, que era 14 anos mais jovem que ele.
Conhecido por sua alimentação simples e hábitos saudáveis, como manter-se mentalmente ativo e administrar suas finanças, Tinniswood acreditava que sua longevidade era fruto apenas de sorte. Quando recebeu o título de homem mais velho do mundo em abril deste ano, ele comentou que não havia grande segredo para sua vida longa. Tinniswood deixa uma filha, quatro netos e três bisnetos.