Um homem de 50 anos da cidade de Alvorada, em Tocantins, foi diagnosticado com raiva humana e está internado no Hospital Regional de Gurupi. O diagnóstico foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, com análise do Instituto Pasteur em São Paulo, apontando a variante AgV 3, transmitida por morcegos, como a origem da infecção. A raiva humana é uma doença viral altamente letal, transmitida por contato com a saliva ou secreções de mamíferos infectados, exigindo cuidados intensivos e medicação especial provida pelo Ministério da Saúde.
Diante da confirmação do caso, uma equipe da SES-TO, junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), foi enviada a Alvorada para coleta de amostras e captura de possíveis animais infectados na região. As autoridades estão reforçando a vigilância e promovendo a vacinação contra a raiva para conter qualquer risco de transmissão. Ações locais focadas na prevenção e na contenção do vírus estão sendo realizadas como parte dos protocolos sanitários estaduais e federais.
A Secretaria de Saúde de Tocantins mantém acompanhamento próximo do caso, com a aplicação dos protocolos estabelecidos para o controle da raiva em humanos. Medidas de saúde pública, como o reforço na vacinação antirrábica, estão em vigor na cidade para prevenir novos casos, além da investigação de possíveis focos de infecção.