O Guarani e o técnico Allan Aal iniciarão as negociações sobre a renovação ou rescisão contratual nesta semana, antes mesmo da conclusão da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube de Campinas e o treinador abordarão pela primeira vez o assunto após o rebaixamento à Série C, o que impacta as condições financeiras e as perspectivas para reforçar o elenco. Essa decisão é tratada como prioridade pelo time, já que a montagem da equipe para a próxima temporada precisa ser antecipada, com o Campeonato Paulista previsto para começar em 15 de janeiro.
Após o rebaixamento, a diretoria do Guarani prevê uma redução de até 50% no orçamento, devido à diminuição da visibilidade e da quantidade de jogos na Série C. Esse cenário exigirá ajustes no planejamento financeiro, incluindo possíveis saídas de jogadores. O clube já começou a definir quais atletas deixarão o elenco, seja pelo fim de contrato ou pelo interesse de outras equipes. Entre os nomes em fim de contrato estão os goleiros Vladimir, Pegorari e Douglas Borges, o lateral-direito Heitor, os zagueiros Matheus Salustiano e Douglas Bacelar, o meia Luan Dias e o atacante Reinaldo.
O Guarani, atualmente com 32 pontos e confirmado na última posição da Série B, terá um desafio pela frente na última rodada da competição, enfrentando o Novorizontino em Campinas. O técnico Allan Aal deverá escalar um time alternativo, com foco em jogadores mais jovens da base, já que o rebaixamento foi confirmado junto com as quedas de Ponte Preta, Ituano e Brusque. Com o foco nas negociações e no planejamento para o futuro, o clube tenta se reorganizar para a próxima temporada na Série C.