O CEO do grupo varejista francês Les Mousquetaires, Thierry Cotillard, anunciou o boicote às carnes provenientes da América do Sul nas redes de supermercados Intermarché e Netto. A decisão segue a iniciativa de seu concorrente Carrefour e tem como objetivo apoiar a soberania alimentar e os agricultores franceses. Cotillard também fez um apelo para que outras indústrias adotem o mesmo compromisso, destacando a importância da transparência quanto à origem dos produtos.
Além disso, o boicote se estende aos produtos utilizados na fabricação de marcas próprias dessas redes, refletindo uma preocupação com a origem das matérias-primas. Nos últimos dias, a crescente mobilização dos agricultores franceses contra o acordo comercial União Europeia-Mercosul tem ganhado destaque. Eles manifestam que a abertura do mercado para as importações agrícolas sul-americanas, produzidas sob padrões ambientais mais flexíveis, representa uma ameaça às suas condições de trabalho.
Esse acordo, que havia sido inicialmente fechado em 2019, enfrenta resistência tanto dos agricultores quanto de alguns governos europeus, como o da França. As negociações do bloco econômico com o Mercosul já encontraram obstáculos, sendo que os protestos de agricultores se intensificaram nas últimas semanas, em grande parte devido à insegurança sobre os impactos da medida na agricultura local.