O Grêmio enfrentou o Cruzeiro na noite de quarta-feira (27) no Mineirão, em Belo Horizonte, e o jogo terminou em empate por 1 a 1, encerrando a 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time da casa abriu o placar com Martin Braithwaite, mas o Grêmio empatou com Matheus Pereira antes do intervalo. O resultado impactou as probabilidades de rebaixamento de diversos clubes, com o Grêmio, por exemplo, reduzindo suas chances de queda de 6,1% para 5,3%.
De acordo com a análise do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que acompanha as probabilidades no futebol, o empate trouxe uma leve diminuição nas chances de rebaixamento para algumas equipes. O Atlético-MG também viu uma redução nas suas chances, que passaram de 0,30% para 0,29%. Entretanto, outras equipes, como o Red Bull Bragantino e o Criciúma, aumentaram suas probabilidades de rebaixamento, registrando 70,1% e 66,5%, respectivamente.
Além dos times mencionados, outras equipes ainda mantêm suas chances praticamente inalteradas, como Juventude, Vitória e Vasco, cujas porcentagens permanecem as mesmas. A luta contra o rebaixamento segue acirrada, e as próximas rodadas serão decisivas para os clubes que ainda buscam evitar a queda para a Série B. A tabela de chances de rebaixamento reflete as variações que o desempenho nas rodadas finais pode provocar nas equipes em risco.