Vários municípios brasileiros anunciaram a gratuidade no transporte coletivo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. Em 17 capitais, a gratuidade se aplicará a diferentes modais, incluindo metrôs, ônibus e bicicletas compartilhadas. Além disso, muitas cidades implementarão medidas como o aumento do número de linhas e a ampliação do horário de funcionamento dos transportes para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) solicitou aos governos estaduais e municipais a gratuidade no transporte público, ressaltando que cerca de 48% dos estudantes não compareceram ao exame anteriormente devido a dificuldades financeiras para arcar com as passagens. Em resposta, pelo menos 17 capitais já confirmaram a disponibilização de algum tipo de transporte gratuito, visando garantir que mais jovens possam participar do exame.
Embora algumas cidades não tenham implementado a gratuidade, elas anunciaram aumentos nas frotas de ônibus e horários especiais para atender à demanda. O Distrito Federal e outras capitais, como Goiânia e Fortaleza, também reforçarão suas operações de transporte durante os dias de prova. Com mais de 4,3 milhões de inscritos, os candidatos devem verificar seus locais de prova com antecedência e estar atentos aos horários, já que os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário de Brasília.