O governo federal anunciou hoje o pagamento do Auxílio Extraordinário, destinado a aproximadamente 148 mil pescadores e pescadoras da Região Norte do Brasil, que foram severamente impactados pela seca histórica deste ano. Cada beneficiário receberá um valor de R$ 2.824, que será depositado na Caixa Econômica Federal, visando apoiar famílias que tiveram suas atividades prejudicadas pela estiagem nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. O total dos recursos liberados ultrapassa R$ 418 milhões.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o pagamento será realizado diretamente nas contas dos beneficiários, que podem ser contas existentes na Caixa ou contas poupança social digital abertas automaticamente pelo banco. Para ter direito ao auxílio, os pescadores devem ter recebido o seguro-desemprego do pescador artesanal, residir em municípios da Região Norte que estão em situação de emergência reconhecida pelo governo federal e ter sido cadastrados pelos municípios até o dia 8 de outubro.
O estado do Amazonas concentra o maior número de beneficiários, com quase 79 mil pessoas em 49 municípios. No Acre e em Rondônia, o auxílio beneficiará pescadores de 22 municípios cada. No Pará, além da capital Belém e de Muaná, na Ilha de Marajó, trabalhadores de outras 19 cidades também poderão sacar o montante. O auxílio foi instituído pela Medida Provisória (MP) 1.263/2024, como uma medida emergencial para mitigar os efeitos da seca extrema que afeta a Região Norte desde junho deste ano. A lista dos municípios atendidos e a quantidade de beneficiários está disponível na página do ministério.