O governo dos Estados Unidos anunciou uma proposta para expandir a cobertura de medicamentos usados no tratamento da obesidade, incluindo Ozempic e Mounjaro, por meio dos programas de saúde Medicare e Medicaid. Atualmente, esses medicamentos são cobertos apenas para o tratamento de diabete tipo 2, mas a nova iniciativa visa incluir também o combate à obesidade, reconhecendo os avanços científicos recentes que indicam a eficácia desses medicamentos na prevenção de doenças como o diabete tipo 2.
A proposta de incluir esses medicamentos no Medicare e Medicaid pode reduzir os custos desses tratamentos em até 95% para milhões de americanos, tornando-os mais acessíveis para uma parcela significativa da população. Esses programas atendem respectivamente 3,4 milhões e 4 milhões de pessoas, e a medida visa aliviar a pressão financeira sobre os pacientes, que atualmente enfrentam custos elevados de até US$ 1 mil mensais por medicamento, caso não tenham cobertura de seguro.
O impacto da proposta também refletiu positivamente no mercado de ações, com as empresas fabricantes desses medicamentos, como Novo Nordisk e Eli Lilly, registrando altas em suas ações. A Casa Branca destacou que a iniciativa pode não apenas ajudar na gestão da obesidade, mas também contribuir para a redução dos custos gerais de saúde, promovendo uma vida mais saudável para os cidadãos americanos e aliviando a carga financeira sobre o sistema de saúde do país.