O governo do estado do Rio de Janeiro e a SuperVia firmaram, nesta terça-feira (26), um acordo que marca o início da transição da atual concessionária para uma nova empresa que assumirá a operação do sistema de trens metropolitanos. O acordo visa garantir que a mudança seja realizada de forma gradual, sem comprometer a continuidade do serviço de transporte à população, conforme informado pelas autoridades estaduais.
O governo e a SuperVia se comprometeram a realizar aportes financeiros para assegurar o funcionamento do sistema até que a nova operadora assuma. Serão investidos R$ 300 milhões por parte do governo para a operação e investimentos necessários, além de R$ 150 milhões pela controladora Gumi Brasil, destinados ao pagamento de credores da empresa. A transição será acompanhada por um observador indicado pelo governo estadual, que monitorará as decisões operacionais e financeiras da SuperVia.
A transição deverá ser concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. Ao final deste período, o contrato de concessão será automaticamente extinto, e a nova operadora passará a ser responsável pela gestão do sistema de trens metropolitanos. O acordo foi firmado após o BNDES assumir a dívida da SuperVia e a análise das contas da concessionária, com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço à população fluminense.