O governo federal anunciou um conjunto de medidas para reduzir os gastos públicos, com a estimativa de que o impacto do pacote será de R$ 327 bilhões em cinco anos, de 2025 a 2030. A informação foi divulgada durante uma entrevista coletiva realizada na quinta-feira (28), onde ministros do governo explicaram os principais detalhes da proposta. As medidas incluem revisões em áreas como o abono salarial, o Fundeb, a DRU (Desvinculação das Receitas da União), subsídios, subvenções e o Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Entre os principais objetivos do pacote estão a contenção de despesas e o aumento da eficiência do uso dos recursos públicos. O governo também anunciou a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, como parte de um esforço para aliviar a carga tributária sobre as classes de menor renda. O corte de gastos envolve uma série de ajustes nas transferências federais, além de mudanças nas políticas de financiamento de áreas essenciais, como educação e saúde.
O impacto financeiro dessas medidas é calculado com base em uma série de ajustes fiscais que visam tanto o controle da dívida pública quanto a promoção de maior equilíbrio nas contas do governo. Embora a proposta tenha gerado discussões, o governo defende que ela é essencial para garantir a sustentabilidade fiscal a longo prazo e proporcionar um ambiente mais estável para a economia nacional.