O Governo de Goiás iniciou as inscrições para o programa Aprendiz do Futuro, destinado a adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. As inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2024, são voltadas para jovens com idades entre 14 e 15 anos, que estejam matriculados em escolas públicas ou sejam bolsistas integrais em instituições privadas. Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único, e a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.
Além dos requisitos socioeconômicos, o programa prioriza adolescentes de etnias tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes, bem como aqueles que pertencem a famílias com mulheres vítimas de violência doméstica ou que tenham alguma deficiência. O programa oferece aos participantes um primeiro contato com o mercado de trabalho, fornecendo não só um salário de R$ 663,39, mas também benefícios como férias, 13º salário, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida e uniforme.
Lançado em 2021, o Aprendiz do Futuro já empregou 12 mil jovens e atua em todos os 246 municípios do estado de Goiás. Os participantes trabalham por quatro horas diárias e ainda têm um dia semanal dedicado a cursos de formação e reforço nas disciplinas de Matemática e Português, em parceria com a plataforma Renapsi. O programa busca não apenas inserir os jovens no mercado de trabalho, mas também garantir o desenvolvimento educacional e social, proporcionando autonomia financeira e apoio às famílias dos jovens participantes.