O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou nesta terça-feira, 26, a Lei que estabelece a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida. A iniciativa tem como objetivo promover ações educativas voltadas para a prevenção e reversão de doenças crônicas por meio de hábitos saudáveis. A medida visa engajar a sociedade em práticas que busquem melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade saudável.
A lei, de autoria do deputado Napoleão Bernardes, determina que a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida seja comemorada anualmente na última quinzena de maio, coincidentemente com a Semana Global dedicada ao tema. Durante este período, serão realizadas ações de conscientização sobre a importância da medicina do estilo de vida, abordando tópicos como nutrição adequada, exercícios físicos, controle do estresse, qualidade do sono, e a promoção de conexões sociais.
Fernanda Bornhausen, diretora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida em Santa Catarina, destacou que o estado é o primeiro do Brasil a instituir a lei, o que terá um impacto positivo na saúde da população. A intenção é reduzir a dependência de medicamentos e hospitais, focando na prevenção e possível reversão de doenças crônicas não transmissíveis que afetam os catarinenses e brasileiros em geral.