O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, viajará para Santiago, Chile, nos dias 18 e 19 de novembro, com o objetivo de promover as oportunidades de negócios e a competitividade do estado no SC Day, evento organizado pela Fiesc. A missão contará com a participação de diversas autoridades e empresários catarinenses, incluindo representantes de empresas como WEG, Whirlpool, Aurora e Seara. Durante o evento, serão realizadas rodadas de negócios, palestras e visitas técnicas com empresas chilenas, focando em setores como alimentos e bebidas, móveis, têxteis, e máquinas e equipamentos.
Além das atividades empresariais, a missão tem como objetivo estreitar laços diplomáticos e fortalecer as relações comerciais entre Santa Catarina e o Chile, país com o qual o estado mantém um fluxo considerável de comércio, especialmente no setor alimentício. O comércio bilateral entre os dois países atingiu US$1,28 bilhão no primeiro semestre de 2024, com destaque para as exportações catarinenses de carnes e motores elétricos. O evento também contará com uma palestra do economista Marcos Troyjo sobre geopolítica e a reordenação das cadeias globais de suprimentos.
O SC Day, que ocorre de 18 a 20 de novembro, será um marco para discutir e promover a competitividade de Santa Catarina, reunindo empresários, autoridades e representantes de entidades como o Conselho Empresarial Brasil-Chile e a SOFOFA, federação industrial chilena. O evento é parte de uma estratégia mais ampla de internacionalização das indústrias catarinenses, e visa gerar novas oportunidades de negócios para o estado, ao mesmo tempo em que fortalece o intercâmbio cultural e econômico com o Chile.