O Google Pay está acompanhando a evolução do Pix conforme a agenda estabelecida pelo Banco Central. Atualmente, os usuários da carteira digital podem realizar pagamentos por aproximação utilizando o Pix, funcionalidade disponível para clientes do C6 Bank e do PicPay, e que em breve será estendida a todos os clientes do Itaú Unibanco.
Durante um evento realizado pela empresa, Natacha Litvinov, chefe de Parcerias de Pagamentos para a América Latina do Google, afirmou que estão observando todas as evoluções do sistema, mas que, por enquanto, essas são as novidades que podem ser compartilhadas. Além disso, modalidades como Pix parcelado e Pix automático, que devem se tornar obrigatórias em breve, já estão sendo oferecidas por algumas instituições financeiras por meio de diferentes ferramentas.
O Google Pay lançou oficialmente o Pix por aproximação na carteira digital e anunciou o pagamento via Pix com um clique em aplicativos e no navegador Google Chrome, funcionalidades que estarão disponíveis em breve. A empresa também firmou parcerias com o Itaú e a Rede, credenciadora do banco. Essas iniciativas do Google com o C6 Bank, PicPay e Itaú antecedem a implementação obrigatória do Pix por aproximação para todos os agentes de mercado, prevista para fevereiro do próximo ano.