A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás) anunciou o resultado dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), com o objetivo de impulsionar diversos projetos culturais. Além disso, foram divulgados os resultados dos editais de Pontos e Pontões de Cultura, em um esforço para ampliar o acesso e o desenvolvimento cultural em Goiás e em outras regiões. Os projetos selecionados, com notas e pareceres, estão disponíveis no Sistema Baru, onde também deverá ser feita a entrega de documentação pelos aprovados entre 11 e 18 de novembro.
Com um total de 1.987 projetos inscritos em 19 editais distribuídos por 55 categorias artístico-culturais, o processo de seleção contou com o apoio do Conselho Estadual de Cultura e de uma comissão de pareceristas credenciada. O montante destinado pela Pnab para essa etapa alcança R$ 45.307.000,00, que será distribuído entre os projetos selecionados, reforçando o compromisso de Goiás com a promoção e a valorização da cultura em diferentes formatos e meios de expressão.
O fomento proporcionado pela Pnab possibilitará a execução dos projetos de artistas residentes em Goiás, abrangendo iniciativas locais, nacionais e internacionais, promovendo o acesso e a difusão da cultura goiana. Essa ação coloca Goiás como um exemplo no Brasil na gestão de recursos culturais, priorizando agilidade e qualidade na execução dos projetos, beneficiando a população e fortalecendo o setor cultural no estado e além de suas fronteiras.