O volante Gerson, titular do meio-campo da seleção brasileira, não participou do primeiro treino da equipe, que se preparou para o confronto contra o Uruguai, marcado para terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador do Flamengo sofreu uma indisposição intestinal no sábado. Ele foi a única ausência no treino realizado no Barradão, em Salvador, com a presença de outros jogadores, como o volante André, que se recupera de uma lesão no quadril, e três atletas da base do Vitória.
Além disso, a seleção contou com a convocação de última hora dos laterais Dodô e Alex Telles, após lesões e suspensões. Guilherme Arana, lateral-esquerdo titular, sofreu uma entorse no tornozelo direito durante treino na terça-feira passada, e Vanderson foi suspenso após receber o segundo cartão amarelo contra a Venezuela. Com essas mudanças, o técnico Dorival Júnior precisará realizar ao menos uma alteração no time titular, com opções como o veterano Danilo ou o estreante Dodô.
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar nas Eliminatórias, com 17 pontos, e tem a chance de terminar o ano na segunda posição geral, atrás apenas da Argentina. O Uruguai, próximo adversário da seleção, está na vice-liderança, com 19 pontos. O confronto entre as duas equipes se torna crucial para a disputa pelas primeiras colocações na tabela.