Na madrugada deste sábado (9), o estado de Santa Catarina registrou uma geada em áreas isoladas do Vale do Caminho da Neve, localizado a cerca de 3 quilômetros do centro de São Joaquim, na Serra Catarinense. De acordo com a Agência São Joaquim Online, a temperatura mínima registrada na região foi de 2,5°C, caracterizando um evento climático fora do comum para o mês de novembro. A geada se concentrou principalmente em regiões mais altas e abertas, mas não causou danos à agricultura local.
A massa de ar frio, que causou as baixas temperaturas, foi impulsionada por um ciclone extratropical que se formou na costa do Sul do Brasil na sexta-feira (8) e já se afastou do continente. A presença desse sistema meteorológico gerou um impacto no clima da região, levando a uma manhã mais fria do que o habitual para esta época do ano. A agência de meteorologia Metsul explicou que o fenômeno foi relacionado ao movimento desse ciclone e às condições atmosféricas associadas.
Apesar do frio intenso no início do sábado, a previsão para o domingo (10) aponta para uma melhora no tempo, com a expectativa de temperaturas mais amenas durante o dia. Meteorologistas indicam que o clima deverá aquecer gradualmente em partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, trazendo uma trégua ao frio intenso da manhã.