O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou neste domingo, 3 de novembro, com a aplicação das provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela realização do exame e anunciou que o gabarito oficial será disponibilizado no dia 20 de novembro. A publicação ocorrerá exclusivamente no portal do Inep, e os participantes devem estar cientes de que o gabarito não permite o cálculo direto de suas notas.
O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas, o que envolve a atribuição de pesos diferentes a cada questão do exame. Isso significa que, embora os candidatos tenham acesso ao gabarito, ele não refletirá automaticamente suas pontuações. As notas individuais dos alunos estão programadas para serem divulgadas em 13 de janeiro de 2025.
Os estudantes enfrentarão a segunda parte da prova no próximo domingo, 10 de novembro, que abordará Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, a redação deste ano teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, refletindo uma abordagem importante sobre questões culturais e sociais no país. A cobertura sobre o exame também destaca a importância do Enem para o acesso à educação superior no Brasil.