A Zona Portuária do Rio de Janeiro foi palco na quinta-feira (14) de importantes eventos paralelos ao G20, como o G20 Social, o Urban 20 e o Aliança Global Festival. O G20 Social deu início às discussões e atividades que envolvem questões sociais globais, enquanto o Urban 20 reuniu prefeitos e representantes de diversas cidades do mundo para debater temas urbanos. Já o Aliança Global Festival trouxe uma programação cultural diversificada, com shows e apresentações para o público. Esses eventos, que fazem parte da agenda preparatória para a Cúpula dos Líderes do G20, agitaram a cidade e atraíram participantes nacionais e internacionais.
O Urban 20, evento voltado para a gestão das grandes cidades, se destaca por reunir prefeitos das maiores metrópoles do mundo, que trocam experiências sobre soluções urbanas e desafios comuns. O encontro visa fortalecer o papel das cidades na resolução de questões globais como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e inclusão social. Por outro lado, o G20 Social focou nas discussões sobre as desigualdades sociais e estratégias para promovê-las em um contexto global, envolvendo organizações e movimentos sociais.
Na próxima segunda-feira (18), começa oficialmente a Cúpula dos Líderes do G20, onde presidentes e chefes de governo de 19 países e da União Europeia se encontrarão para discutir a economia global, segurança e outros temas de importância mundial. Durante o evento, também ocorrerão debates sobre soluções para crises internacionais e mecanismos de colaboração entre as nações. Paralelamente, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para o “megaferiadão”, que vai de sexta (15) até quarta-feira (20), com a expectativa de grande movimentação de turistas e participantes dos eventos.