O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (16) do encerramento da Cúpula Social do G20, realizada no Rio de Janeiro, evento inédito que busca integrar organizações não-governamentais nas discussões do fórum. A cúpula contou com a presença de ministros, autoridades locais e representantes de movimentos sociais, além de líderes internacionais e organizações da sociedade civil. Ao longo do evento, diversas mesas de debate abordaram temas como combate à fome, pobreza e desigualdade, sustentabilidade, mudanças climáticas e a reforma da governança global.
A declaração final do G20 Social foi finalizada durante o encontro e entregue a Lula, contendo propostas resultantes de debates ao longo do ano entre diversos setores, incluindo movimentos sociais, organismos internacionais e grupos de engajamento. A proposta será analisada pelos líderes dos países do G20 para possível incorporação na Declaração de Líderes, que será apresentada durante a cúpula de chefes de Estado e Governo marcada para os dias 18 e 19 de outubro.
A Cúpula Social do G20, que teve início na quinta-feira (14), é um projeto brasileiro que visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões de políticas globais, indo além dos interesses dos governos e do setor privado. O evento é uma oportunidade para discutir alternativas e soluções para alguns dos principais desafios globais, com foco em garantir uma transição justa em um mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas e desigualdades sociais.