A Cúpula do G20 Social, realizada no Rio de Janeiro, chega ao fim neste sábado (16) com a entrega de um documento final ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta iniciativa inédita, proposta pela presidência brasileira, reúne países do G20, organismos internacionais e diversos grupos da sociedade civil para discutir questões de relevância global. Durante os três dias de debates, os participantes focaram em três eixos principais: sustentabilidade, combate à fome e desigualdades, e a promoção da cultura, abordando temas como a transição energética justa e a reforma da governança global.
No segundo dia da cúpula, as discussões se concentraram em temas como o enfrentamento à fome e à pobreza extrema, destacando a necessidade urgente de ações para mitigar as desigualdades e combater as mudanças climáticas. Em paralelo, foi anunciada a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma das principais propostas da presidência brasileira, que já conta com o apoio de dezenas de países, organizações internacionais e ONGs. A aliança será oficialmente lançada durante a Cúpula de Líderes do G20, no próximo dia 18 de novembro.
O evento, que também contou com mesas temáticas e apresentações de diversos setores, visou fortalecer a inclusão da sociedade civil nas discussões do G20. O presidente Lula entregará o documento final contendo as propostas discutidas durante a cúpula aos chefes de Estado e governo do G20, que avaliarão a possível incorporação dessas ideias na Declaração de Líderes, influenciando as futuras diretrizes do fórum internacional.