A primeira fase do vestibular da Fuvest 2025 foi realizada no domingo, 17 de novembro, com 107.330 inscritos e um índice de abstenção de 7,48%, o mais baixo da história para esta fase do exame. Os candidatos tiveram cinco horas para responder a 90 questões de conhecimentos gerais no formato de múltipla escolha. Em comparação com o ano anterior, o número de ausentes foi reduzido, com 8.031 candidatos não comparecendo à prova, uma queda de quase 20% em relação a 2023, quando o índice de abstenção foi de 8,6%.
O curso de Medicina segue como o mais concorrido, embora tenha registrado uma diminuição na relação candidato/vaga, que caiu de 117,6 para 96,5, devido à unificação dos campi de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto na escolha dos candidatos. Entre os demais cursos com alta demanda estão Psicologia, Relações Internacionais, Audiovisual e Design, todos com grande concorrência por vaga. No total, 8.147 vagas estão disponíveis para o próximo ano letivo, distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escolas públicas e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
O calendário da Fuvest 2025 segue com as provas da segunda fase agendadas para os dias 15 e 16 de dezembro. A lista de convocados para essa etapa será divulgada em 2 de dezembro, e a primeira chamada para matrícula acontecerá em 24 de janeiro de 2025. A instituição continua sendo um dos principais vestibulares do país, atraindo candidatos de todo o Brasil, especialmente para os cursos mais concorridos, como Medicina.