No domingo (17), a cidade de Piracicaba (SP) recebeu 3.840 candidatos para a realização da primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), aplicado pela Fundação para o Vestibular (Fuvest). A prova foi aplicada em dois locais da cidade: a Unimep e a Faculdade Anhanguera. Os estudantes tiveram cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos gerais do Ensino Médio, como Biologia, Física, História, Matemática, e Português. A Fuvest também incluiu questões interdisciplinares, e os candidatos deveriam finalizar a prova até às 18h.
A primeira fase da Fuvest 2025, que atraiu um total de 107.330 candidatos em todo o Brasil, segue com horários rígidos. A abertura dos portões ocorreu às 12h, e os candidatos puderam sair das salas somente após a reabertura dos portões, às 16h. A prova é composta por questões de conhecimentos gerais, e os participantes devem estar atentos ao tempo, uma vez que não há acréscimo para transcrição na folha de respostas oficial. A Fuvest orienta que os candidatos conheçam com antecedência o trajeto até os locais de prova, recomendando que isso seja feito no domingo anterior.
Além dos mais de 3.800 candidatos em Piracicaba, a Fuvest registrou 1.312 inscrições em Limeira (SP). O calendário do vestibular prevê a divulgação dos locais de prova em 1º de novembro, a primeira fase em 17 de novembro e a segunda fase em 15 e 16 de dezembro de 2024. A divulgação do resultado final ocorrerá em 24 de janeiro de 2025. Os estudantes devem se preparar para provas de competências específicas entre 9 de dezembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025, dependendo do curso escolhido.