A primeira fase do vestibular da Fuvest 2024 ocorre neste domingo, dia 17 de novembro, com a participação de 107.330 candidatos. A prova será aplicada em 32 cidades do estado de São Paulo, entre a capital, região metropolitana, litoral e interior. Os concorrentes terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. Os portões serão abertos às 12h e a prova terá início às 13h. A lista com os convocados para a segunda fase será divulgada em 2 de dezembro.
Neste ano, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 8.147 vagas para mais de 180 cursos, distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A principal disputa segue sendo para o curso de Medicina, que apresenta uma relação candidato-vaga de 96,5, embora tenha diminuído em relação ao ano passado, quando a relação era de 117,6. A novidade desta edição é a unificação dos três campi da USP, permitindo que os candidatos escolham sua ordem de preferência entre as unidades da capital, Bauru e Ribeirão Preto.
O calendário da Fuvest prevê que as provas da segunda fase ocorrerão nos dias 15 e 16 de dezembro, com a divulgação da primeira lista de chamada para matrícula marcada para 24 de janeiro de 2025. Entre os itens obrigatórios para a realização da prova estão documento de identidade, caneta azul, lápis ou lapiseira, apontador, borracha e alimentos. Já os itens proibidos incluem boné, relógio e aparelhos eletrônicos, sendo o celular armazenado em envelope fornecido pela organização.