Uma nova frente fria chegou ao estado de São Paulo nesta quinta-feira, trazendo tempestades e chuvas intensas, segundo informações do Climatempo e do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A previsão para esta quinta inclui chuvas moderadas a fortes com descargas elétricas e temperaturas variando entre 20°C e 26°C. Na sexta-feira, a situação se intensifica, com possibilidade de ventos de até 70 km/h e temperatura mínima de 18°C, enquanto o acumulado de chuvas até o fim do dia deve ultrapassar a média histórica de novembro.
O CGE alerta para o risco elevado de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra, especialmente devido ao acumulado previsto de 145 mm, já superior à média mensal de 143,9 mm. A concentração de umidade e calor no estado facilita a formação de nuvens cumulonimbus, responsáveis pelos temporais. Na quarta-feira, a capital paulista foi atingida por chuvas intensas que causaram pelo menos 22 pontos de alagamento, afetando outras cidades próximas.
Além dos impactos imediatos na mobilidade urbana e nas áreas afetadas pelos alagamentos, a forte chuva interrompeu o fornecimento de energia para milhares de pessoas e gerou situações de risco. Em Carapicuíba, uma pessoa foi arrastada pela correnteza ao tentar atravessar uma via alagada, mobilizando equipes de resgate para as buscas.