Dois homens foram presos em João Pessoa, na última sexta-feira, sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes financeiras. Segundo a Polícia Civil da Paraíba, um dos suspeitos já havia sido condenado anteriormente por participação em um grande esquema de desvio de precatórios em Rondônia, descoberto em 2012. Estima-se que, somente com duas vítimas recentes, o prejuízo causado pelos golpes tenha chegado a R$ 500 mil.
A operação, conduzida pela Delegacia de Defraudações da capital paraibana, identificou que os suspeitos utilizavam procurações e documentos falsos, os quais eram produzidos com equipamentos de última geração encontrados em sua posse. Esses documentos fraudulentos permitiam que os acusados realizassem operações de empréstimo junto a instituições financeiras, utilizando identidades e informações pessoais falsificadas. No local da prisão, foram encontrados diversos materiais relacionados às fraudes, incluindo 70 identidades falsas, cartões de crédito, carimbos médicos, certidões públicas falsificadas, e aparelhos de impressão sofisticados.
A investigação teve início após a inteligência policial identificar o envolvimento de um dos suspeitos, que já cumpria pena pelo esquema de precatórios. Essa descoberta levou à operação que resultou nas prisões em João Pessoa. Os suspeitos foram encaminhados para a Central de Polícia, onde estão detidos, enquanto a Polícia Civil continua as investigações para identificar possíveis novas vítimas e ramificações do esquema.