A atualização do ranking da Fifa desta quinta-feira definiu os cabeças de chave para as Eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2026. Os 12 grupos serão encabeçados pelas seleções que chegaram às quartas de final da Liga das Nações (Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal e Espanha), além das quatro melhores equipes fora da competição no ranking: Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria. Essas seleções serão colocadas no pote 1 durante o sorteio, que ocorrerá em 13 de dezembro, em Zurique.
Os outros times serão distribuídos nos potes 2 a 5, conforme sua classificação no ranking da Fifa. O sorteio determinará os grupos, que terão de 4 a 5 equipes cada, somando um total de 54 seleções lutando por 16 vagas para o Mundial de 2026. Pela primeira vez, a Europa terá 16 representantes, um aumento de três equipes em relação ao número de seleções da edição anterior da Copa, em 2022.
A fase de grupos das eliminatórias começa em março de 2025 e vai até novembro do mesmo ano. O melhor de cada um dos 12 grupos se classificará diretamente para a Copa, enquanto as quatro vagas restantes serão decididas em um play-off em março de 2026, envolvendo os segundos colocados de cada grupo e os vencedores da Liga das Nações 2024/2025 que não garantirem vaga direta.