O Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, foi palco da final do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo, que reuniu 38 mil pessoas neste domingo. O evento, que percorreu 21 cidades e envolveu seis regiões do estado, coroou Weslen Bachega, do Vale do Itajaí, como vencedor da categoria geral, e a dupla Kyara e Thaís, do Oeste, como vencedora da categoria infantojuvenil. Os ganhadores foram premiados pelo governador Jorginho Mello e receberam prêmios em dinheiro e a oportunidade de participar de um espetáculo da Camerata Florianópolis na temporada de 2024/2025.
Além dos vencedores, também foram premiados os segundo e terceiro lugares em cada categoria, com destaque para Duda e Camila e Leo Bandeira na categoria geral e Pedro Antônio Kuss, Vitor Leonardo e Maju Garcia na categoria infantojuvenil. Encerrando a noite, o cantor Michel Teló e a Camerata Florianópolis realizaram uma apresentação especial, finalizando o evento com grande entusiasmo. Segundo o governador, o festival buscou descobrir novos talentos musicais em todas as regiões catarinenses, oferecendo um “empurrãozinho” para que esses artistas possam realizar seus sonhos.
O Santa Catarina Canta foi lançado em abril, selecionando 400 cantores entre os 1.088 inscritos e valorizando critérios como técnica vocal, afinação e presença de palco. Esta primeira edição, com o sertanejo como estilo escolhido, foi uma iniciativa do Governo de Santa Catarina em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura e produção da Camerata Florianópolis, buscando fomentar a música regional e revelar novos talentos.