A tradicional Festa do Morro da Conceição, realizada no Recife e considerada uma das celebrações católicas mais importantes de Pernambuco, retorna para sua 120ª edição após um acidente que resultou no desabamento do teto do santuário em agosto, deixando dois mortos e vários feridos. Com a cobertura da igreja sendo remontada, a programação deste ano tem como tema “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro,” em referência ao Jubileu da Igreja Católica de 2025, intitulado “Peregrinos da Esperança.”
A celebração terá 11 dias de atividades religiosas, incluindo missas e procissões, começando em 28 de novembro e se estendendo até o dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. A festividade conta com eventos como a Procissão da Bandeira e missas solenes, além de atividades preparatórias a partir de 17 de novembro, com missas, ciclismo e louvores. No encerramento, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, liderará uma celebração especial.
O evento ganha ainda mais relevância este ano, após o acidente que expôs falhas na estrutura do santuário, onde cerca de 70 pessoas estavam presentes. A instalação de placas solares, realizada dias antes, está sendo investigada. Patrimônio Imaterial de Pernambuco desde 2022, a festa atrai anualmente mais de um milhão de devotos que sobem ao Morro da Conceição para homenagear a imagem de Nossa Senhora, em uma manifestação de fé e resiliência.