A festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas e da cidade de Manaus, começa no dia 28 de novembro e segue até 8 de dezembro com uma programação religiosa e cultural. O tema deste ano, “Com Maria Imaculada, somos peregrinos da esperança,” faz referência ao Jubileu da Esperança, que será comemorado em 2025 pela Igreja Católica. A programação inclui novenas diárias na Catedral Metropolitana de Manaus, missas especiais e eventos dedicados a grupos religiosos.
Entre os destaques, estão a terceira edição do Círio da Imaculada Cunhantã-Curumim, uma procissão para crianças e adolescentes, marcada para 30 de novembro, e uma carreata com a imagem de Nossa Senhora, no dia 6 de dezembro, que culminará no Santuário de São José. No dia 8, data principal da celebração, haverá missas pela manhã e uma procissão tradicional à tarde, seguida de uma Missa Campal presidida pelo Cardeal Dom Leonardo Steiner. A programação também contempla a Feira da Solidariedade, promovida em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, nos dias 6, 7 e 8.
O novenário da padroeira terá a participação de diferentes grupos religiosos e pastorais em celebrações diárias às 18h. Cada dia será conduzido por representantes de paróquias e pastorais específicas, promovendo unidade e participação comunitária. A celebração busca reforçar valores de fé, esperança e solidariedade, além de marcar a importância cultural e religiosa de Nossa Senhora da Conceição para a população local.