Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Ferrovia enfrenta entraves ambientais e econômicos para viabilização
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Política > Ferrovia enfrenta entraves ambientais e econômicos para viabilização
PolíticaÚltimas notícias

Ferrovia enfrenta entraves ambientais e econômicos para viabilização

Sofia Castro
Última atualização: 20 de novembro de 2024 02:08
Sofia Castro
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

O projeto Ferrogrão, uma ferrovia planejada para ligar Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA), enfrenta desafios significativos relacionados a questões ambientais e econômicas. A ferrovia, proposta inicialmente no governo Dilma Rousseff e incluída no Programa de Parcerias de Investimentos em 2016, depende de um traçado que atravessa áreas do Parque Nacional do Jamanxim. Contudo, mudanças nos limites do parque, realizadas por medida provisória durante o governo Temer, foram questionadas judicialmente por sua possível inconstitucionalidade, resultando em uma suspensão temporária pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do impasse ambiental, há preocupações econômicas sobre a viabilidade da ferrovia. O traçado paralelo à BR-163 pode criar concorrência entre os modais ferroviário e rodoviário, impactando negativamente a rentabilidade do projeto. Para contornar esse desafio, o governo estuda uma concessão conjunta da Ferrogrão com a BR-163, permitindo que ambos os ativos sejam operados por um único gestor, com o objetivo de atrair mais investidores ao projeto. Essa ideia, no entanto, ainda está em análise e não foi oficialmente decidida.

O governo também busca realizar o licenciamento ambiental antes do leilão da ferrovia, como forma de aumentar a atratividade do investimento. Apesar das dificuldades, o projeto foi reintegrado ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2023, com foco em estudos para futuras concessões. A viabilização da Ferrogrão continua a ser uma questão estratégica para melhorar o escoamento de grãos, mas enfrenta resistência devido ao impacto ambiental e à complexidade de sua execução econômica.

Big techs criticam STF, Anatel e Congresso em carta ao governo dos EUA
Governo amplia abrangência do SIM para melhorar competitividade de produtos da agricultura familiar
Rússia ataca infraestrutura energética da Ucrânia e deixa 100 mil sem energia
Fafá de Belém celebra raízes e homenageia Milton Nascimento no Rio
Turista peruano é assaltado em Guarujá com disparo para intimidar
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior desigualdade racial e de gênero impacta remuneração no serviço público
Próximo notícia denúncias de esquema de rachadinha envolvem investigações no Rio Grande do Sul
- Publicidade -
Ad imageAd image

Últimas Notícias

Prefeitura de Goiânia promove limpeza nos quatro cemitérios municipais
Cotidiano
6 de outubro de 2025
Prefeitura de Goiânia promove campanha “Esquina Segura”
Cotidiano
6 de outubro de 2025
Sandro Mabel entrega novo laboratório Maker à rede municipal de Educação
Cotidiano
6 de outubro de 2025
Força-tarefa da Prefeitura de Aparecida retira mais de 10 mil pneus em um dia
Cotidiano
4 de outubro de 2025
//

Brasil em Folhas alcança 20 milhões de leitores e é uma das principais fontes de notícias do país.

Fale com o Brasil em Folhas

Anuncie
Fale Conosco
Expediente
Gráfica Brasil em Folhas
Política de Privacidade
Termos de Uso

Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?