O feriado de 15 de novembro, em comemoração à Proclamação da República, trouxe alterações no funcionamento de diversos serviços e estabelecimentos comerciais em Porto Alegre. Agências bancárias e dos Correios estarão fechadas, mas serviços essenciais, como prontos atendimentos, hospitais e segurança pública, funcionam normalmente. O transporte coletivo operará com horários e itinerários de domingos e feriados, e a Trensurb também seguirá com intervalos maiores entre as viagens. Já os supermercados e shoppings da cidade terão horários de funcionamento variáveis, de acordo com a convenção coletiva do setor.
O comércio de rua poderá operar durante o feriado, desde que siga os horários definidos pelos próprios estabelecimentos ou por acordos coletivos com o Sindilojas. No setor de saúde, hospitais municipais e unidades de pronto atendimento estarão abertos 24 horas, enquanto serviços como as farmácias distritais e unidades de saúde estarão fechados, retomando o atendimento na segunda-feira. O Procon RS, por exemplo, só estará disponível online para registro de reclamações, e o Detran não realizará atendimentos administrativos no feriado.
Alguns serviços especializados também terão ajustes em seus horários, como o Ceasa, que funcionará com horários reduzidos, com exceção dos setores de carnes e flores. O DMAE continuará oferecendo atendimento emergencial 24 horas pelo telefone e aplicativo, mas o atendimento presencial será retomado na segunda-feira. Além disso, a Central de Atendimento dos Correios funcionará apenas de forma automatizada, sem expediente presencial. A cidade, portanto, ajusta seu ritmo de funcionamento de acordo com as necessidades do feriado, com exceção dos serviços essenciais, que permanecem em operação contínua.