Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, previsto para este final de semana, diversas regiões do Brasil devem enfrentar condições climáticas instáveis. No Sudeste, a previsão é de chuva forte, especialmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e Centro-Oeste, com pancadas de chuva começando à tarde. O clima será de calor, com céu nublado durante a manhã. Já no Sul, o tempo deve permanecer firme, com sol predominante, apesar de um frio leve devido à influência de uma massa de ar polar. No entanto, áreas do leste de Paraná e Santa Catarina podem registrar períodos de nebulosidade e chuvas isoladas.
No Centro-Oeste, a instabilidade será mais notável, com variações no clima ao longo do feriado. Enquanto em algumas áreas do Mato Grosso e da fronteira com a Bolívia o tempo deve ser mais firme, outras regiões, como Goiás e o Distrito Federal, devem ter pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol. As condições meteorológicas tendem a melhorar no domingo, com mais intervalos de sol. No Nordeste, o calor e o tempo seco dominarão, com algumas pancadas isoladas de chuva apenas no sul do Maranhão, Piauí e na Bahia.
No Norte, o cenário será semelhante ao do Nordeste, com sol predominante e chuvas frequentes durante as tardes. A região do Amapá, centro-norte do Pará e Roraima terão maior predominância do sol, enquanto em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará, as chuvas serão mais intensas, especialmente no final de semana. O clima deverá ser de variação, com intervalos de sol e chuvas pontuais.