O Meio-Oeste catarinense recebeu, no dia 26 de novembro, um novo laboratório voltado à pesquisa avançada, com foco na bioeconomia aplicada à saúde. O Laboratório de Bioeconomia Aplicada à Saúde, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), campus Caçador, recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões por meio do Programa MultiLab SC, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O novo laboratório, denominado LAB Biosaúde, tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para a saúde humana e animal, com ênfase na bioeconomia.
O projeto foi um dos 50 selecionados no edital 15/2023 do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada, lançado pela Fapesc. A iniciativa faz parte de um esforço maior da fundação para fomentar a pesquisa e a inovação em Santa Catarina, interligando diferentes laboratórios do estado e incentivando o uso compartilhado de suas instalações. A criação dessa rede de colaboração visa fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, promovendo avanços significativos no setor.
Além de Caçador, o Programa MultiLab SC abrange outras cidades catarinenses, como Araquari, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e Rio do Sul, evidenciando um esforço estadual para integrar e expandir a infraestrutura de pesquisa. A Fapesc acredita que, com a interligação de laboratórios e a oferta de recursos adequados, a pesquisa em bioeconomia e outras áreas estratégicas terá um impacto positivo no desenvolvimento regional e na geração de inovações no campo da saúde.