No último domingo (3), mais de 14 mil imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, ficaram sem energia na região metropolitana de São Paulo, segundo informações da Enel. Na capital, mais de 10 mil clientes enfrentam a falta de eletricidade, o que gera preocupação, especialmente para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para começar às 13h30. A situação se agrava após chuvas intensas no dia anterior, que causaram alagamentos e elevaram o número de imóveis sem luz para 51,5 mil até as 20h.
Além dos problemas de energia, o Corpo de Bombeiros registrou 21 chamados relacionados a incidentes durante o sábado, com previsão de mais chuvas moderadas a fortes para o domingo, acompanhadas de raios e ventos intensos. As temperaturas devem variar entre 22°C e 27°C, aumentando a preocupação com as condições climáticas. A situação atual reitera os desafios enfrentados pela Enel, especialmente após um apagão significativo no mês anterior que afetou 3,1 milhões de clientes.
A capacidade da distribuidora de energia de lidar com emergências está sob escrutínio, visto que o governo federal já a investiga. As condições climáticas e a falta de energia destacam a vulnerabilidade dos serviços essenciais em momentos de crise, levantando questões sobre a preparação e resposta da companhia em situações adversas.