A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, sediará a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, de 20 de novembro de 2024 a 6 de abril de 2025. Com curadoria de Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo da Silva e Danilo Garcia, a mostra trará 390 peças da Coleção África, que reúne máscaras, esculturas e outros objetos ritualísticos e de uso cotidiano. A abertura ocorrerá no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com uma roda de conversa às 17h30, seguida de visitação das 19h às 22h.
A exposição será uma das primeiras do gênero em Goiânia e apresentará um conjunto representativo da arte tradicional africana, incluindo colheres, pentes, bronzes, tecidos e outros itens com forte vínculo cultural e simbólico. A mostra é resultado de uma parceria entre a BEI e a Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), que também apoiou a exposição Bancos Indígenas realizada em fevereiro de 2024 na mesma cidade.
Além da visitação aberta ao público, escolas e grupos poderão agendar visitas guiadas, que ocorrerão de 21 de novembro de 2024 a 6 de abril de 2025. Algumas escolas também terão a oportunidade de participar de oficinas culturais ministradas pelo Núcleo Ciranda da Arte, graças à colaboração com a Secretaria de Educação de Goiás. A entrada é gratuita e a programação inclui uma ampla divulgação da arte africana no contexto cultural brasileiro.