O possível retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos gera grande expectativa entre simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente entre influenciadores radicados no país. Figuras como ex-comentaristas e ex-chanceleres acreditam que, se Trump for reeleito, isso poderá reforçar o apoio ao bolsonarismo no Brasil, com uma nova agenda política que inclui o combate a restrições à liberdade de expressão e um foco em uma direita radical mais programática.
Além disso, a situação política brasileira é analisada no contexto de um potencial retorno de Trump, com a avaliação de que sua reeleição poderia inspirar mudanças no ambiente interno do Brasil. A ascensão do populismo de direita nos últimos anos, tanto nos EUA quanto no Brasil, levanta discussões sobre a resiliência desse modelo político e as consequências de sua retórica nas democracias contemporâneas.
Por outro lado, a proposta de legislações nos EUA que visam sancionar autoridades brasileiras também faz parte do debate, refletindo a intersecção entre a política externa americana e os desdobramentos da política interna brasileira. Os apoiadores de Bolsonaro nos EUA se articulam para influenciar a narrativa em favor de uma maior liberdade de expressão e para estabelecer conexões com movimentos de direita em outras partes do mundo, demonstrando um alinhamento ideológico em busca de um fortalecimento do conservadorismo global.