O vice-presidente do Irã, Mohammad Reza Aref, expressou pela primeira vez a posição do governo iraniano após o resultado da eleição presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos. Em declaração feita em Riade, durante uma cúpula de líderes árabes e muçulmanos, Aref destacou a esperança de que a nova administração americana assuma uma postura ativa para encerrar os conflitos que afetam a região, especialmente as guerras em Gaza e no Líbano.
Segundo o representante iraniano, a comunidade internacional aguarda que o próximo governo dos EUA deixe de apoiar as operações militares conduzidas por Israel e adote medidas concretas para proteger as populações civis dessas áreas, frequentemente atingidas por conflitos. A declaração reflete o desejo de diversas nações para que se estabeleça uma nova política externa americana voltada para a paz no Oriente Médio.
Aref destacou que o apoio do governo americano às ações israelenses é visto como um fator de prolongamento dos conflitos, e que existe uma expectativa clara de que a administração de Trump demonstre compromisso com a resolução pacífica das tensões regionais. Com a transição de poder nos EUA prevista para janeiro, líderes do Oriente Médio e do mundo muçulmano veem na nova gestão uma oportunidade para buscar estabilidade e segurança na região.