No Ceará, mais de 250 mil pessoas estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Neste domingo (10), candidatos que farão as provas no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, chegaram com até duas horas de antecedência para evitar atrasos. O segundo dia de provas abordará as disciplinas de matemática e ciências da natureza, incluindo física, química e biologia. O exame tem início às 13h, após a abertura dos portões, marcada para as 12h.
Para muitos, como Carla Beatriz Castelo Alves, de 18 anos, a chegada antecipada foi uma forma de garantir que não perderiam a prova, especialmente pela distância de suas casas ao local de aplicação. Outros, como Lúcia Maria Brás, de 58 anos, optaram pela prudência devido à dependência do transporte público. Em Fortaleza, os candidatos devem estar preparados com os documentos exigidos, como o RG ou a versão digital, além de caneta preta e alimentos leves para o longo tempo de prova, que pode durar mais de cinco horas.
O Enem também possui regras claras sobre o que pode e não pode ser levado ao local de prova. Itens como celulares, calculadoras, e qualquer equipamento eletrônico são proibidos, com sanções para quem desrespeitar as normas. Candidatos também devem ter cuidado com seus objetos pessoais, que devem ser guardados em envelopes lacrados e mantidos debaixo da carteira durante o exame. Após as 13h, é permitido ir ao banheiro, desde que acompanhado por um fiscal.