A Festa Literária das Periferias (FLUP) 2024, que acontece de 11 a 17 de novembro, terá mais de 90% da programação composta por mulheres negras, celebrando suas contribuições à cultura, arte e academia. O evento, em sua 14ª edição, será realizado no Circo Voador, na Lapa, e incluirá debates, shows, rodas de samba e apresentações de personalidades como Conceição Evaristo e Lia de Itamaracá. Com o tema “Roda a saia, gira a vida”, a programação inspira-se na ideia de que a luta e o movimento das mulheres negras promovem transformações profundas na sociedade.
Além das mesas literárias e saraus, o evento será palco do Ciclo de Debates Aquilombamentos, com discussões sobre questões de gênero, raça e meio ambiente, precedendo o fórum do G20. O evento também homenageará Maria Beatriz Nascimento, historiadora e ativista pelos direitos humanos e inspiração para uma nova geração de escritoras negras.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada por instituições como Instituto Cultural Vale e Fundação Ford, a FLUP promove um espaço de valorização e reconhecimento de culturas periféricas e afrodiaspóricas. O público terá acesso gratuito a uma agenda repleta de atividades que conectam diferentes esferas de resistência e arte, refletindo a pluralidade e a força das comunidades negras e periféricas.