Os candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em diversas cidades da região de Ribeirão Preto, Franca e Barretos retornam neste domingo (10) para o segundo dia de provas. Nesta etapa, os estudantes enfrentam questões das áreas de ciências da natureza e matemática, que compõem 45 questões para cada matéria, totalizando 90 questões. No domingo anterior, os candidatos responderam a questões de linguagens, ciências humanas e escreveram uma redação.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova, o estado de São Paulo contou com mais de 645 mil inscritos, com 24,1% de ausências no primeiro domingo. Para o exame, os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, com início da prova às 13h30. Os candidatos podem sair a partir das 15h30, mas só podem levar o caderno de questões nos últimos 30 minutos da aplicação, que encerra às 18h30.
Para realizar o exame, é necessário que os candidatos levem documento oficial com foto e caneta preta de material transparente. Embora o cartão de confirmação de inscrição seja opcional, é recomendável sua impressão para facilitar a localização do local de prova. O Inep orienta que objetos pessoais, como celulares e mochilas, sejam deixados sob a carteira e não manuseados durante o exame. Alimentos práticos e água em garrafa transparente são permitidos para manter o bem-estar dos estudantes ao longo da prova.