No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns estudantes enfrentaram desafios inesperados para chegar aos locais de prova. Em Linhares, no Espírito Santo, uma candidata de 17 anos perdeu a primeira etapa do exame após ficar presa em um elevador devido a uma queda de energia, mas decidiu fazer a segunda etapa como forma de superar o ocorrido. Além disso, ela solicitou a reaplicação das provas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dentro do prazo estipulado para participantes afetados por problemas logísticos ou de saúde.
Ao longo do dia, as provas transcorreram sem maiores incidentes, com 74.368 inscritos no Espírito Santo, apesar da ausência de 26,1% dos candidatos no primeiro domingo. As questões da segunda etapa incluíram temas como vacinas contra a covid-19 e outras situações atuais. Em diferentes locais, candidatos receberam apoio familiar enquanto enfrentavam o rigor das provas, sendo comum a presença de pais, amigos e até mesmo animais de estimação como incentivo.
Os candidatos têm entre os dias 11 e 15 de novembro para solicitar a reaplicação das provas, caso tenham enfrentado problemas logísticos, como falta de energia ou erros de aplicação, ou tenham sido afetados por doenças infecciosas especificadas pelo Inep. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro para quem comprovar elegibilidade. As notas dos participantes ausentes por razões não previstas no edital serão consideradas apenas para autoavaliação.