Neste domingo, 10 de novembro, ocorre o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com abertura dos portões às 12h e início das provas às 13h30. Cerca de 25 mil estudantes do centro-oeste paulista voltam aos locais de prova para responder a questões de matemática e ciências da natureza, sem a redação que foi realizada na semana anterior. Neste dia, os candidatos terão cinco horas para concluir a prova, meia hora a menos do que no primeiro dia.
O Inep informou que 4,3 milhões de pessoas estão inscritas para o exame em todo o país, sendo mais de 645 mil só no estado de São Paulo. No primeiro dia, houve uma taxa de ausência de 24,1% entre os inscritos em São Paulo. Para candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou foram afetados por doenças infecciosas previstas em edital, o Inep abrirá prazo de solicitação de reaplicação entre 11 e 15 de novembro, com as novas provas agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
A organização reforça as orientações sobre o que levar: documento original com foto, sendo aceitas algumas versões digitais, como e-Título e CNH Digital, e itens permitidos como lanches e artigos religiosos. É vedado o uso de armas, mesmo com autorização de porte, além de celulares e eletrônicos, que devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos.