Neste domingo (10), estudantes de todo o Brasil participaram do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, respondendo a 90 questões, divididas entre ciências da natureza e matemática. Em Boa Vista, Roraima, candidatos expressaram dificuldades nas questões de matemática, que foram avaliadas como mais complexas do que as de ciências da natureza. Entre os temas abordados na prova, estavam questões sobre vacina contra a covid, tipos de energia, centro de massa, e tópicos de matemática financeira, seguindo o padrão do exame, conforme avaliação de professores.
Para alguns candidatos, o conhecimento prévio nas áreas de ciências contribuiu para uma experiência mais tranquila na prova de ciências da natureza, mas a matemática foi amplamente desafiadora. Uma estudante mencionou que sua preferência pelas áreas de humanas tornou o segundo dia mais exigente, enquanto outra, licenciada em biologia, destacou que a maturidade e conhecimento ajudaram a lidar com as questões. O exame abrangeu tópicos variados e atualizados, incluindo impactos ambientais e fenômenos naturais, revelando um conteúdo extenso e criterioso.
Segundo o Inep, a abstenção no primeiro dia do Enem em Roraima foi de 28,8%, inferior à do ano anterior. Em 2024, Roraima registrou um aumento no número de inscritos, com mais de 12 mil pessoas realizando o exame, das quais 60,81% são mulheres. A participação crescente reflete o interesse dos candidatos em obter vagas em universidades e seguir carreiras acadêmicas e profissionais, enquanto os temas do exame enfatizam questões de relevância social e científica.