O Ministério da Educação (MEC) anunciou que estudantes que completaram o ensino médio integralmente em escolas de áreas rurais terão vagas reservadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em universidades públicas. Esses alunos competirão pelas vagas junto aos estudantes de escolas públicas. A medida foi divulgada no dia 25 de novembro de 2024.
Para ter acesso à cota, o estudante deve comprovar que cursou o ensino médio em escolas localizadas em áreas rurais ou voltadas a comunidades rurais, como agricultores familiares, pescadores artesanais e outros grupos que dependem do trabalho rural. A prioridade na seleção das vagas reservadas será dada aos candidatos que atendem a esses requisitos iniciais, e caso haja vagas não preenchidas, o MEC considerará outros critérios, como deficiência, autodeclaração como quilombola, negro, pardo ou indígena, e renda familiar de até um salário mínimo per capita.
Caso ainda existam vagas após essa seleção, elas serão abertas para os candidatos da ampla concorrência. A responsabilidade de verificar a elegibilidade dos candidatos para as vagas reservadas será das próprias instituições de ensino.